quarta-feira, 1 de maio de 2013

APUCARANA DESISTE DE ARMA GUARDA MUNICIPAL


Em recente reunião com toda a corporação da Guarda Municipal, o prefeito de Apucarana Beto Preto (PT) descartou armar o efetivo com armas letais. Os revólveres calibre 38 foram doados pela Polícia Militar do Paraná e devem ser retirados na Academia do Guatupê em 12 meses, porém, o prefeito anunciou aos guardas que devido a mudança na atuação da instituição isso não vai acontecer.
O convênio entre o município e a Secretaria de Segurança do estado para o fornecimento das armas estava sendo “costurado” a mais de um ano, no entanto, a nova gestão decidiu abortar a negociação. Para utilizar o armamento, os Guardas Municipais passariam por cursos de capacitação em parceria com as polícias Federal e Militar.
Um dos argumentos da administração é que o município não possui condições de assumir a responsabilidade por qualquer incidente que possa vir a acontecer devido ao disparo de uma destas armas. Outra orientação é para que os guardas passem a atuar apenas em proteção às praças e prédios públicos. Qualquer ocorrência além disso, os Guardas foram orientados a chamarem a Polícia Militar.
Sob o comando de Ataíde Pantaleão, a Guarda Municipal desenvolve bom trabalho em Apucarana, estando atualmente utilizando pistola de eletrochoque, não letal.













Nenhum comentário: