segunda-feira, 27 de maio de 2013

Emater lança edição especial da 20ª Expotécnica em Sabáudia

Superar o recorde de público para mais de 3.500 visitantes e tornar o evento em um pólo do agronegócio, são metas que a Emater , instituto vinculado à Seab, com parceiros, quer na realização da 20ª Expotécnica, no período de 4 a 5 de Julho, em Sabáudia, norte do Paraná.
Na solenidade de lançamento,ocorrida na noite de quarta feira, 20, os 150 convidados, dentre autoridades locais e regionais, lideranças, produtores rurais, parceiros e apoiadores, estiveram presentes no Salão da Igreja Matriz, para tomar conhecimento projeto da 20ª Edição Especial da Expotécnica 2013.
 
Criada para atender as então demandas dos agricultores dos municípios circunvizinhos de Sabáudia nas necessárias adequações de máquinas e implementos como também os procedimentos técnicos de proteção dos solos em risco de erosão, o evento cresceu e evoluiu. Conquistou resultados na substituição do sistema convencional de grãos para o sistema de plantio direto na produção de grãos do Vale do Paranapanema ao Vale do Ivaí.
 
“Ultimamente a Expotécnica ampliou seus atrativos para promover a diversificação agrícola e mantendo e renovando as tecnologias das culturas de inverno como grãos e adubos verdes, exposição e dinâmica de máquinas e implementos, debates técnicos sobre inovações , e envolvendo novos públicos como jovens e mulheres”, lembrou Geraldo Sincero Sobrinho, gerente regional da Emater de Apucarana.
 
A grande novidade desta edição especial foi anunciada com destaque pelo coordenador geral da Expotécnica Marcelo Franzin, ao garantir que “a partir desse ano vai ter crédito rural para realização direta dos negócios e liberação de financiamento nos dois dias, pelas diversas linhas praticadas pelo Banco do Brasil, Sicredi e CrediAliança”.
 
Reconhecido como o maior e mais significativo evento técnico rural realizado no país em uma propriedade privada, o Sítio São José – Km21, de Cláudio Vicente D´Agostini, sua abrangência supera 100 municípios e aguardado o público de 3.500 participantes, sendo 500 mulheres, com atividades didáticas expositivas organizadas em circuitos e realizadas de forma repetida nos dois dias. Este público é aguardo pelas dezenas de excursões municipais, organizadas nos municípios pelas unidades municipais da Emater em parceria com Prefeituras, Cooperativas, sindicatos e empresas apoiadoras.
 
Na Expotécnica 2013, terá o Circuito da Cadeia Produtiva de Grãos; Momento Técnico da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta – ILPF; Circuito de Diversificação da Produção Agropecuária (café, fruticultura, olericultura, produção animal, cultivo florestal); Circuito da Mulher Rural Empreendedora; Feira Regional da Agroindústria Familiar; Dinâmica de Inovações em Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Feirão de Máquinas e Equipamentos Usados; Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

Nenhum comentário: