segunda-feira, 3 de junho de 2013

Começa mutirão para amenizar superlotação nos distritos policiais em Londrina

Começou nesta segunda-feira (3) um mutirão para amenizar a superlotação do 4º e 5º distritos policiais (DPs) de Londrina. Participam da operação Defensoria Pública, Vara de Execuções Penais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Direitos Humanos e Pastoral Carcerária
O corregedor-geral da Defensoria Pública do Paraná, Sérgio Parigot de Souza, informou que cerca de 200 presos devem ser entrevistados até esta terça-feira (4). O mutirão vai analisar os casos dos detentos para avaliar quais devem ser encaminhados ao sistema penitenciário e quais devem permanecer nos distritos ou ganhar a liberdade.
"Estamos fazendo um levantamento do número de presos que estão nos distritos. Vamos entrevistar cada um e também os familiares para dar andamento nos pedidos. São necessários documentos pessoais, como comprovante de residência, e nós vamos agilizar isso", explicou.
A expectativa é que pelo menos 30% dos detentos sejam transferidos até a próxima semana. O 4º e o 5º DPs abrigam cerca de cinco vezes mais homens do que sua capacidade. Na última semana, no 5º, os prórios presos impediram que novos detidos fossem deixados no local, em uma forma de protesto contra a superlotação. A manifestação surtiu efeito já que o mutirão foi agendado.
De acordo com Parigot de Souza, a Vara de Execuções Penais também está mobilizada para acelerar as sentenças. Ele destaca que novos defensores públicos devem ser contratados em breve, o que pode auxiliar no andamento dos processos em Londrina.
"A Defensoria Pública é uma realidade hoje do estado do Paraná. Nós fizemos um concurso para defensoria pública, estamos aguardando 96 novos defensores e para a região de Londrina e Maringá deve vir um número expressivo", afirmou.
fonte:odiario

Nenhum comentário: