sexta-feira, 14 de junho de 2013

Engenheiros da Sanepar suspendem greve em todo o PR

Engenheiros, geólogos e geógrafos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), suspenderam a greve da categoria, iniciada no dia 7 de junho, nesta quinta-feira (13). De acordo com informações do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), a paralisação foi suspensa após sugestão do Ministério Público do Trabalho (MPT), que entendeu que a companhia pode entrar em negociação com os trabalhadores nos próximos dias.
Foram realizadas nesta quinta-feira assembleias nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Durante a reunião, 98 trabalhadores votaram pela suspensão da paralisação e somente 21 foram contrários. O sindicato informou, por meio de nota, que a greve poderá ser retomada com adesão total em todo o estado na próxima segunda-feira (24), caso a empresa não apresente nenhuma proposta de negociação com a categoria.
Os engenheiros estão em negociação com a companhia há dois anos e reivindicam melhoria no Plano de Cargos e Salários. Segundo o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, um profissional de engenharia com 12 anos de trabalho na companhia recebe o mesmo salário que um recém-contratado. “No ano passado, a empresa se comprometeu no Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013 que resolveria a questão do reenquadramento salarial em até um ano, mas o compromisso não foi cumprido”, afirmou Kaniak.
A Sanepar informou em nota na semana passada que uma agenda de trabalho foi elaborada com os trabalhadores com o objetivo de discutir os temas propostos pela categoria, incluindo o plano de cargos, carreiras e remuneração. A categoria, segundo a Sanepar, recusou a proposta e optou pela discussão do assunto junto ao Ministério Público do Trabalho.
Paralisação ano passado
Engenheiros da Sanepar paralisaram por um dia em maio do ano passado, caracterizando a primeira greve da categoria. Em Curitiba, cerca de cem manifestantes protestaram em frente à sede da Sanepar, localizada na rua Engenheiro Rebouças. Aproximadamente 80% dos 400 engenheiros da empresa aderiram à greve em todo o estado.

Nenhum comentário: