terça-feira, 18 de junho de 2013

Grupo de manifestantes tenta invadir sede do governo do Paraná

Um grupo de manifestantes tentou invadir o Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, em Curitiba, na noite desta segunda-feira (17). O grupo foi impedido pela Tropa de Choque, da Polícia Militar, em frente ao prédio. De acordo com a PM, pelo menos seis pessoas foram detidas no local.

O princípio de tumulto começou após a maior parte dos manifestantes já ter se dispersado. O ato começou na Boca Maldita, por volta das 18h. De lá, eles seguiram pelas ruas do Centro. A intenção inicial era terminar o protesto na Praça Santos Andrade, onde fica o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas participaram da manifestação. Antes da tentativa de invasão, nenhum problema foi registrado.

O grupo que tinha entre 50 e 100 pessoas conseguiu quebrar um portão do Palácio Iguaçu, usando cones e placas de trânsito. Apenas quando isso aconteceu, aproximadamente 200 homens da Tropa de Choque da PM saíram do palácio, portando escudos. Eles formaram um cordão de isolamento e impediram a entrada dos manifestantes no prédio.

A polícia também usou bombas de gás lacrimogênio e deu tiros para o alto, com o objetivo de dispersar os manifestantes. Alguns tentaram pôr fogo a uma guarita nas imediações do Palácio Iguaçu, mas o princípio de incêndio foi rapidamente controlado. O cheiro do gás usado pelos policiais incomodava as pessoas a vários metros do Palácio Iguaçu.

Pelo Twitter, o governador Beto Richa classificou a ação como um ato promovido por vândalos. "Respeitamos a manifestação, mas temos que zelar pela ordem pública. Infelizmente. Temos que zelar pela ordem pública. Lamentável. A polícia teve que intervir, infelizmente. Vândalos infiltrados numa manifestação pacífica. Apenas evitamos invasão do Palacio Iguaçu, patrimônio de todos os paranaenses", escreveu o governador, em resposta a seguidores que pediam notícias sobre a invasão.


Ainda de acordo com Richa, o grupo pichou algumas paredes e quebrou um portão. Outros manifestantes que não apoiaram a tentativa de invasão chegaram a tentar limpar as pichações. "Ação de 30 em meio a uma multidão que protestava pacificamente. Não podemos permitir depredação do patrimônio público", disse.

Às 23h45, os detidos permaneciam com a PM no Palácio Iguaçu. Os policiais aguardavam a chegada da Polícia Científica para avaliar os estragos no edifício e então seria decidido se eles iriam ou não ser levados à delegacia.

Nenhum comentário: