terça-feira, 11 de junho de 2013

Preço da passagem do transporte coletivo em Londrina cai para R$ 2,35

O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), a redução da tarifa do transporte coletivo em Londrina. A passagem passará a custar R$ 2,35 após o corte de impostos federais, PIS e Cofins, anunciados pelo governo federal no final do mês passado. O decreto que autoriza a redução dos dez centavos deve ser assinado ainda na tarde desta segunda. O novo valor entra em vigor na quarta-feira (12).
O preço da passagem tende a cair ainda mais, já que o governo estadual retirou a cobrança do ICMS do diesel utilizado pelas empresas operadoras do serviço. Porém, mais de um mês depois do anúncio desta isenção, ainda não foi definida a forma como será aplicada.
A determinação ainda depende de regulamentação pela Secretaria da Fazenda, o que de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, deveria acontecer até o final da semana passada.
Empresas se dizem "surpresas" com redução
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou, por meio da assessoria de imprensa, que está "surpreso com a notícia da redução da tarifa". De acordo com a nota, enviada por e-mail, a surpresa é motivada pela "forma de tratamento em relação à tarifa", e não pelo que a lei determina.
De acordo com o sindicato, os aumentos no diesel registrados no começo do ano não foram levados em conta no cálculo. O Metrolon apontou que "as operadoras esperavam que as perdas que o sistema teve (...) seriam também revistas e compensadas". "Pelo que vimos, as reduções tarifárias serão prontamente providenciadas. Já a necessidade de reajustes continuará sendo analisada por tempo indeterminado", reclamou o sindicato.
Além de discordar da diminuição, as empresas pediram mais reajustes. Em nota, o Metrolon afirma que quando os contratos com a Prefeitura foram assinados, em 2004, havia a previsão de reajustes anuais, o que não estaria ocorrendo. "Já são 9 anos de contrato e, durante este período, apenas seis reajustes foram concedidos nos anos de 2005, 2006, 2009, 2010, 2011 e 2013."

Nenhum comentário: