segunda-feira, 10 de junho de 2013

Prefeito abre campanha de vacinação contra pólio.



A Unidade Básica de Saúde Luiz Beffa, serviu como palco da abertura oficial da campanha de vacinação contra Pólio 2013 em Arapongas, que ocorreu neste sábado (8). O objetivo é vacinar cerca de 6.362 mil crianças. Além Unidade Básica de Saúde do Jardim Petrópolis, outros 11 postos espalhados por toda Arapongas também estão realizando a vacinação, sendo o Centro Social Urbano, Unidade Básica de Saúde do Tropical, Centauro, São Vicente, CAIC, São José, São Bento, Aricanduva, Araponguinha, Flamingos, Bandeirantes.

Durante a abertura, o prefeito Padre Beffa destacou a importância da participação popular para o sucesso da campanha. “São mais de 60 profissionais da saúde trabalhando em 12 pontos de vacinação, mas é necessário que as famílias tragam suas crianças para ajudar a nossa equipe, que está empenhada em manter a pólio erradicada em Arapongas”, enfatizou o prefeito.
A ação da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A campanha contra Pólio acontece até o dia 21 de junho. Devem se vacinar todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), em todo o município.

O secretário municipal de Saúde, Alcides Livrari Junior, ressaltou que apesar de ter sido erradicada há 24 anos, no país, é necessária a prevenção para evitarmos novos casos. “A imunização é imprescindível para que tenhamos um Sistema Único de Saúde e uma assistência à população de qualidade”, afirma Alcides. Já no primeiro dia de campanha, o índice de vacinação foi de 84%.
Também participaram da abertura oficial, o secretário de governo Vanderlei Sartori Junior, os vereadores Lita, Batata da Charmy Miguel Messias e Graziele Estefanuto.

Pólio – A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, mas com sensibilidade preservada.
A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 33º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 24º ano sem a doença no país.
Contraindicações – A vacina é contraindicada para crianças portadoras de infecções agudas com febre acima de 38º; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo de estreptomicina ou eritromicina; ou que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina; imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.

Nenhum comentário: