terça-feira, 4 de junho de 2013

SECLE faz balanço de atividades e apresenta calendário cultural


A Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos (SECLE), realizou na manhã desta quarta-feira, 29, a apresentação de um balanço das atividades nestes primeiros meses da nova administração e as propostas do setor para o próximo trimestre. O encontro aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e reuniu representantes de setores culturais da cidade e imprensa em geral.

Na oportunidade a secretária de Cultura, Édina Kümmel, destacou que as primeiras ações foram de recuperação dos espaços administrados pela SECLE,sendo eles a Biblioteca, o Teatro Oduvaldo Vianna Filho,a Estação das Feiras,o Cine Teatro Mauá, o Mercado Municipal,a Usina do Conhecimento e o Museu.”Com muita criatividade e participação direta dos funcionários conseguimos preparar a parte interna da Biblioteca,da Usina de Conhecimento e atualmente os trabalhos estão centrados no Mercado Municipal”,disse Édina Kümmel. Em relação ao Cine Teatro Mauá, ela informou que o local necessita de reformas na parte elétrica, piso do palco e revestimento acústico do telhado.”A avaliação já foi feita e aguardamos os procedimentos de licitação, o mesmo acontecendo com o Teatro Vianninha, que aguarda licitação para reforma, mas que mesmo assim, vem sendo utilizado por não dispormos de outro espaço para espetáculos”, acrescentou a secretária.

Finalizando Édina também falou sobre o calendário cultural para os próximos três meses,que pretende reacender o gosto pela cultura e fazer com que a comunidade participe dos eventos.”Oxigenação é a palavra de ordem para buscarmos novos olhares para o sentido antropológico da nossa cultura”,frisou a secretária de Cultura.

Confira a programação do Calendário Cultural

De 29 a 2 de maio a SECLE esteve com o Museu de Arte e História de Arapongas (MAHA) na Feira Ponta de Estoque, que aconteceu no Expoara. O Museu retrata a chegada dos pioneiros através da Estrada de Ferro.

De 3 a 5 de junho a SECLE estará representando Arapongas no Seminário Internacional de Turismo Religioso em Apucarana,com um estande que mostrará o potencial religioso de Arapongas,com destaque para o grandioso evento da Encenação de Cristo.

De 4 a 7 a SECLE apresenta o I Encontro da Cultura e Educação,com a realização de uma semana acadêmica sobre a Guerra do Contestado. Acontecerão exposições, apresentação de filme sobre o tema e demais atividades correlatas.

No dia 6 de junho tem início a tradicional Festa Junina, que acontecerá todas as quintas-feiras na Estação das Feiras.

No dia 21 de junho acontece o lançamento da programação do FESTAR no Teatro Vianninha com apresentação do Concerto DUO CLAVIS.

Dia 28 de junho acontece a abertura dos espaços culturais do Mercado Municipal, que passará a ter uma agenda de atividades culturais permanente.

Dia 29 de junho a SECLE promove o ARENA ROCK no Parque das Nações.
Dia 4 de julho tem início o Festival de Música Sertaneja na Estação das Feiras.

Em data a ser definida durante o mês de julho,a SECLE promoverá um Concerto de Inverno em parceria com o Festival de Música de Londrina.

De 17 a 25 de agosto acontece a quinta edição do FESTAR, com espetáculos em vários espaços

Nenhum comentário: