segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vereadora Irondi Pugliesi a um passo para a implantação da Delegacia da Mulher em Arapongas.

Arapongas continua trabalhando para conquistar a sua Delegacia da Mulher. Na semana passada, a vereadora Irondi Pugliesi esteve em Curitiba para uma reunião com a coordenadora do Codem (Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Paraná), Maritza Haisi, que explicou que o primeiro passo é instalar um Setor de Atendimento a Mulher. "Isso pode ser feito através de uma resolução do Secretário de Segurança Pública, Dr. Cid Vasques ", explica a coordenadora. Esse Setor funcionará junto à Regional de Polícia de Arapongas.
Para o funcionamento desse Setor o Governo vai disponibilizar duas investigadoras e o município uma escrivã. A vereadora Irondi informa que a Prefeitura de Arapongas já está treinando a pessoa que exercerá a função de escrivã. Ela diz que assim que o Setor de Atendimento a Mulher começar a funcionar as mulheres araponguenses vítimas de violência terão a quem recorrer.
Irondi conta que ficou otimista com a reunião que teve com a coordenadora do Codem. "A Maritza se mostrou bastante sensível às nossas reivindicações", diz. “A Codem nasceu recentemente para fortalecer as delegacias de mulher de todo o Estado e inibir a violência contra as mulheres paranaenses”, afirma a delegada responsável pela Coordenadoria, Maritza Haisi.
Um dos motivos que atrasam, hoje, a criação de novas Delegacias da Mulher no Paraná é a falta de delegadas para assumir os novos postos. Irondi Pugliesi explica que o governo estadual está agindo para solucionar essa demanda. "No domingo (16), foi realizada a segunda etapa do processo seletivo de Delegados da Polícia Civil do Paraná. Em seguida, os aprovados passarão por um treinamento. Depois do treinamento é que serão nomeadas, por volta do final deste ano. Estamos acompanhando de perto todo esse processo para que Arapongas receba a Delegacia da Mulher", conclui Irondi.
Depois de nomeadas as delegadas, outra Resolução instalará a Delegacia da mulher, como já foi feito em outros municípios.
Atualmente, o Paraná conta com unidades especializadas nesse atendimento nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Jacarezinho, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana e Toledo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Vereadora Irondi Pugliesi

Nenhum comentário: